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apresenta:

Big Think

As melhores
estratégias do Brasil
serão avaliadas pelos
maiores estrategistas
do Brasil.

INSCRIÇÕES
ENCERRADAS

Agora seu pensamento estratégico vai ser premiado em casa.

Prêmios servem para apontar novos caminhos para nossa profissão. Até hoje no Brasil, estrategistas de comunicação concorreram a prêmios em que a estratégia era parte da engrenagem, mas nunca o foco central da premiação.

E por mais que participassem de prêmios internacionais sobre o pensamento estratégico, como o Jay Chiat e o APG-UK por exemplo, nunca conseguimos ter a real dimensão dos critérios que compõem uma estratégia de sucesso aqui no mercado brasileiro.

Por isso, a importância do GP BIG THINK.

Esse prêmio traz um novo olhar sobre o nosso pensamento estratégico, que será avaliado exclusivamente pelos nossos maiores planejadores.

É hora de conhecer, através de cases reais, quais são os pensamentos estratégicos que estão fazendo grandes produtos criativos acontecerem.
Isso é um marco para criativos, mídias, atendimentos, clientes e, principalmente para os planners.

O melhor pensamento estratégico será o foco.

Serão premiados os trabalhos que apresentem o melhor pensamento, independente da disciplina do planejador, formato do trabalho ou perfil da agência ou cliente. A única exigência é que esse pensamento tenha um produto criativo bacana como resultado. Tanto pode ser uma grande campanha, uma peça de design, um projeto promocional, o que for. O que está em jogo é a semente que gerou tudo isso.

Só uma categoria:
melhor da categoria.

Para nós, é mais importante o “jeito de pensar” do que a categoria para a qual a estratégia foi concebida. Grandes pensamentos não têm lugar ou cenário para acontecer. Assim, não existirão categorias para inscrever cases. Esse prêmio irá reconhecer os melhores pensamentos estratégicos, independente da disciplina ou perfil da agência.

Dessa forma, os prêmios serão divididos em:

• 1 Grand Prix: o melhor pensamento estratégico do ano, na visão dos melhores planners do Brasil. Detalhe: apenas concorrem ao Grand Prix os cases que forem premiados com o ouro.

• Ouro, Prata e Bronze: os melhores pensamentos estratégicos do ano no Brasil em quantidade livre e definida pelo Júri.

• Prêmios Específicos: também serão premiados jeitos de pensar em questões específicas do universo de trabalho de um planejador como: melhor insight, melhor estratégia digital, melhor estratégia de ativação, melhor estratégia para verba reduzida, melhor paper escrito, entre outros apontados pelo júri.

Esses prêmios específicos não terão classificação em ouro, prata e bronze. E só serão concedidos pelo júri se este achar que alguma parte específica do trabalho merece reconhecimento.

Chamando
todos os planners.

Amigos,

Realizar um prêmio específico sempre foi uma grande vontade de todos que passaram pelo Grupo de Planejamento.

Vontade que veio da necessidade de apontar caminhos e critérios que definem o que é uma boa estratégia para o nosso mercado.

Durante alguns anos, o GP buscou apontar esses critérios através de eventos e palestras que compartilhassem com o mercado os grandes casos de estratégia do Brasil, muitas vezes reconhecidos em outros prêmios.

Mas ainda faltava um evento próprio para reunirmos, avaliarmos e formalizarmos quais estratégias merecem ficar reconhecidas na história como grandes casos de excelência estratégica no Brasil.

Depois de muitas tentativas, esse evento sai do plano e ganha vida em 2014, em sua primeira edição. Mas, se depender da vontade do GP, ele tem tudo para virar um evento anual no nosso calendário.

Com carinho,

Grupo de Planejamento /
Diretoria de Prêmios

Critérios
de Julgamento:

O GP Big Think terá um sistema de pontuação que contempla 4 critérios. Cada critério tem um total de pontos, sendo que o pensamento em si + o craft do case valem 70 pontos.
Aqui, campanha incrível e famosa sem estratégia não leva prêmio. A soma de pontos dos 4 critérios determina o score geral do case.

Critério 1: Pensamento – 50 pontos

O quão bom é o pensamento estratégico e como ele foi fundamental para gerar o output criativo. Entre outras coisas, será observado se:
há um insight estratégico inédito ou único para a marca?
esse pensamento tem potencial para demonstrar liderança e inovação para o mercado e para o universo planner?
esse pensamento foi fundamental para a campanha a ponto de pensarmos que não existiria uma campanha boa sem ele?
Esse pensamento trouxe os resultados esperados para a marca/produto em questão?

Critério 2: História – 20 pontos

O quão inspiradora e bem contada é a história do case. Simples assim. Capricha.

Critério 3: Produto Criativo – 20 pontos

A qualidade do produto criativo que o pensamento contribuiu para fazer acontecer. Não importa se é uma campanha milionária ou uma ideia singela – tem que ser criativamente bacana.
Aqui a ideia é isolar o pensamento (objeto de premiação) da criação em si. Isso porque, as vezes temos campanhas criativamente famosas que aumentam a moral do case mas não tem um pensamento bom e tornam‐se uma armadilha na hora de sua avaliação.

Critério 4: Invejinha – 10 pontos

Trata‐se de um critério mais “emocional”, que provoca o jurado a pensar se esse case traz algo realmente novo, que faz o planejamento evoluir e se ele, mesmo com toda sua estrada, gostaria de ter esse case na sua bagagem.

GP BIG THINK |
Jovem Estrategista

Essa categoria especial visa reconhecer e premiar as melhores estratégias realizados por estudantes.

Quem pode inscrever:
Profissionais de planejamento com até 2 anos de carreira, profissionais de agência de outros departamentos que não planejamento ou estudantes universitários (caso o vencedor seja estudante, ele precisará passar por uma entrevista na Miami). Inscrição mediante apresentação de comprovante escolar e de atividade profissional.

Prêmio:
1o lugar: Bolsa no Bootcamp de Planejamento
2o lugar: Bolsa no Pocket de Planejamento
Ambos os vencedores receberão também um certificado.

Valor da Inscrição: R$350,00

Formato:
Os participantes receberão um briefing que será comum a todos e terão que apresentar uma solução estratégica. A melhor estratégia na opinião de um corpo de jurados específico será premiada.

Regras
para inscrição

1. Quem pode inscrever?

Você é bem vindo a participar do GP Big Think independentemente do porte, cidade e tipo de agência em que trabalha, seja agência Tradicional, Digital, Promocional, PR, etc.

2. Formato: case escrito

Máximo de 1500 palavras (faremos wordcount, sim!)
• Um título
• Um sumário com 200 palavras (além das 1500 do paper) contando porque o case em questão merece ser reconhecido com um prêmio – não é um simples resumo do case.


A estrutura de capítulos do case é livre, mas estará sendo avaliada no critério história. O que esperamos ver nessa história de alguma forma:

✓ Um entendimento claro do cenário e dos desafios
✓ Uma grande história de como o pensamento
estratégico foi fundamental no desenvolvimento da comunicação
✓ Claras evidências de que as ideias – seja criativa, de mídia, de produto, etc. – resultaram de um pensamento estratégico original e impactante

Sobre o
Grupo de Planejamento

O Grupo de Planejamento (GP) é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo central promover e desenvolver a disciplina de Planejamento e a profissão de Planejador no Brasil.

Logo

Inspirada nas iniciativas dos “Account Planning Groups” pioneiros do Reino Unido (APG-UK) e dos Estados Unidos (APG-US), o GP nasceu em 2002 a partir de um grupo informal de planejadores interessados em trocar ideias e buscar a valorização do planejamento como disciplina.